O TRAUMA SEGUNDO FREUD
- Erasmo Lima
- 16 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.

O conceito de trauma em Freud, tinha por objetivo, explicar a origem dos sintomas, ou seja, qual a origem das nossas angústias. Freud vai dizer que a construção do trauma se estabelece na sedução do vínculo da criança com o adulto. E esse trauma, pode se estruturar a partir de um fato real, ou de uma fantasia da criança. Porém, independente que o trauma seja estruturado a partir de um fato real ou uma fantasia, ambas deixam feridas profundas na estrutura psíquica da criança.
Freud vai dizer que o trauma é uma experiência psíquica muito profunda, e pode levar a pessoa traumatizada a ficar fixada psicologicamente em uma fase do desenvolvimento primário. Logo, inevitavelmente o seu desenvolvimento nos diversos campos da vida seja afetiva, social, sexual e profissional pode sofrer prejuízos, além de se manifestar nos sintomas como ansiedade, depressão, fobia, baixa autoestima, desamparo entre outros.
Por esse motivo, a importância da análise que vai trabalhar a partir do “recordar, repetir e elaborar”, entre outras ferramentas, sempre com a finalidade de ajudar a pessoa a sair desses extremos que têm por base os traumas da primeira infância, os quais, no processo analítico podem alcançar algo mais fluido, ou seja, a análise possibilita uma harmonia entre essa criança e esse adulto que compõe o sujeito que está sendo.
Comments