top of page
Buscar

TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE

Segundo o DSM-5, o transtorno da personalidade borderline é caracterizado por um padrão de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, além de uma impulsividade acentuada que se manifesta no início da vida adulta e se faz presente em diversos contextos.


Indivíduos com esse transtorno, lutam intensamente contra o abandono, seja ele real ou imaginário. Isso se reflete em crises identitárias, comportamentos suicidas ou de automutilação, e em oscilações de humor que variam entre extremos de intensa irritabilidade e agressividade. Eles também podem experimentar um profundo sentimento de vazio e uma raiva intensa, que muitas vezes é difícil de controlar.


Características do Transtorno

A pessoa com transtorno da personalidade borderline, geralmente vivencia suas experiências de separação, rejeição ou perda de forma intensa, causando mudanças drásticas na autoimagem e um certo desequilíbrio entre razão e emoção. Eles também apresentam uma intolerância à solidão, necessitando constantemente da presença de outras pessoas ao seu redor.


Esses indivíduos podem idealizar potenciais protetores ou companheiros após poucos encontros, exigindo muito tempo juntos nos relacionamentos. Sua percepção de si mesmo tende a ser confusa e instável. A raiva frequentemente surge quando um cuidador ou parceiro é percebido como negligente, e essas expressões de raiva são geralmente acompanhadas por sentimentos de vergonha e culpa, contribuindo para a sensação de serem pessoas más.


 
 
 

Comments


bottom of page